VOTOS DE UM EXCELENTE ANO LETIVO

VOTOS DE UM EXCELENTE ANO LETIVO!

1 – As férias “grandes” já lá vão e as escolas cumprem com o seu escopo social: o processo de ensino aprendizagem. Não obstante os novos funcionários que foram sendo colocados nas escolas durante os últimos anos, encontra-se ainda a decorrer um novo concurso e subsistem dificuldades em algumas delas (espera-se que com a recém criada bolsa de recrutamento – idêntica à dos professores – seja mais célere a substituição dos que se venham a encontrar de atestado médico).

2 – Correspondendo a uma reivindicação com dezenas de anos do movimento sindical docente, finalmente, este ano, a lista nacional de colocações foi publicada com quase um mês de antecedência face ao início do ano letivo: melhor para os docentes que mudam de escola e melhor para os discentes que ficam com os seus professores colocados a tempo e horas.

3 – Subsistem problemas antigos e mantêm-se reivindicações por atender, tal como divulgámos dia 9 do corrente em conferência de imprensa da Plataforma das 10 organizações de professores, na qual a Pró-Ordem se inclui:

–  a defesa do horário de trabalho docente, que, por lei, são 35 horas semanais e não cerca de 50 horas semanais, o que sucede muitas vezes devido a reuniões e trabalho burocrático fora do horário oficial, tirando a capacidade dos professores de se concentrarem nos seus alunos e retirando tempo à sua vida pessoal e familiar.

– a valorização e o reposicionamento nas carreiras

– a recuperação integral do tempo de serviço congelado, pois ainda falta recuperar 6 anos, 6 meses e 23 dias.

– o fim da precariedade

– e concursos justos de colocação de professores nas escolas.

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Para 5 de Outubro, véspera das eleições legislativas, a Pró-Ordem no âmbito da Plataforma Sindical, está a organizar uma manifestação nacional em Lisboa, com saída da praça do Marquês de Pombal, às 15h e término no Rossio, para assinalar o Dia Mundial do Professor.

Este desfile pela Avenida da Liberdade terá um cariz diferente do habitual, na medida em que atualmente não está em curso nenhum processo negocial, terá um cunho fundamentalmente celebrativo: assinalar o papel insubstituível do pessoal docente na formação das futuras gerações, a necessidade da sua revalorização estatutária e rejuvenescimento!