POR UM REGIME DE GESTÃO DAS ESCOLAS MAIS PARTICIPADO E DEMOCRÁTICO

Como é sabido, a Pró-Ordem reuniu dia 22 do mês passado com os três membros do Governo que tutelam a política educativa (Ministro da educação, Secretário de Estado Adjunto e da Educação e Secretária de Estado da Educação).

Apresentámos o nosso caderno reivindicativo e exigimos a abertura de negociações sobre os assuntos mais prementes. Porém, até ao momento, não foi aberto qualquer processo negocial, nem connosco nem com qualquer outra organização de pessoal docente.

Atualmente apenas decorrem negociações para atualização salarial com as frentes sindicais da Administração Pública/FESAP, da qual fazemos parte, conforme a nota de imprensa que se segue após este editorial.

Uma das reivindicações que tivemos ocasião de apresentar pessoalmente àqueles três membros do Governo foi a necessidade de um regime de gestão das escolas e agrupamentos mais participado e democrático, matéria que o Governo não tem querido discutir nos últimos anos por existirem diversas Propostas de Lei sobre ela na Assembleia da República, as quais são discutidas, nessa sede, durante a próxima semana.