O COVID-19 E O SEU IMPACTO NAS ESCOLAS

Como é do conhecimento público, o CNSP – Conselho Nacional de Saúde Pública deliberou que o encerramento de escolas só se justifica se houver uma indicação expressa nesse sentido por parte das autoridades de saúde locais. Tal deliberação surge como uma espécie de “balde de água fria” nas escolas, pois havia a expectativa de um encerramento geral v.g. depois de as duas associações nacionais de diretores escolares terem vindo a público falar na hipótese de antecipação das férias da Páscoa.

Nas palavras da médica Graça de Freitas, na sua qualidade de Diretora-Geral da Saúde, o encerramento das escolas será decidido caso a caso, em função do que seja considerado mais adequado face a cada contexto.

A situação que se vive no país, decorrente do surto de COVID-19 e o seu impacto na vida das escolas tenderá a agravar-se. O Corpo Docente tem um papel pedagógico junto das respetivas comunidades e devemos confiar nas instruções das autoridades locais e nacionais de Saúde Pública.

Uma das questões a ver com o Ministério é precisamente as consequências da pandemia no caso dos docentes que têm aulas observadas marcadas no caso de não as poderem realizar com vista à subida de escalão.